sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Igualdade?




Por mais engraçado que seja aquelas frases do orkut,"Sorte de hoje",semana passada uma frase chamou atenção.A frase é a seguinte:"Olho por olho e o mundo acabará cego!"
Logo pensei naquela expressão tão conhecida "Olho por olho dente por dente" que esta resgistrada na lei de talião no Código de Hamurabi
"A lei de talião (do latim Lex Talionis: lex: lei e talis: tal, parelho), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é freqüentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes".
Fico pensando se essa lei fosse utilizada hoje,com seria a medida para penalizar um político corrupto?
Falando em corrupção voltamos a frase do meu orkut, cegos acho que estamos a muito tempo,tudo que envolve desvio de dinheiro da União ou enriquecimento ilícito é noticiado com ênfase na imprensa, e os brasileiros facilmente fecham os olhos.
Cadê aqueles movimentos estudantis,greves que no passado paravam o país?Será que estamos mais individualistas?
Como poderemos melhor a educação,saúde e as necessidades básicas para sobreviver,se não temos grupo disposto a fazer paralisações gerais ,e demonstrar o descontentamento com a atual precariedade.Deveriamos "brigar" por uma igualdade ou pelo menos tentar,cadê a nossa coragem?
Temos alguns exemplos de coragem :
1) França,18 de Outubro de 2007
Greve geral atinge serviços públicos de transportes na França

2)Grécia,11 de dezembro de 2008
Greve geral:Os trabalhadores se somam aos protestos estudantis contra o governo e realizam uma greve geral de 24 horas que paralisou todo o país.


Termino meu post, triste em saber que não temos coragem e nem voz.

Nenhum comentário: